Espetáculo de Natal destaca a importância de viver o presente

A estreia acontece nesta sexta-feira (10/12), no palco do Teatro Amazonas

Fotos: Michael Dantas

“Dê tempo ao tempo”. Essa é mensagem que o diretor Jean Palladino traz para a programação da campanha “O Mundo Encantado do Natal – Onde a alegria é feita de magia”, com o musical “Um presente para o Natal”, que estreia nesta sexta-feira (10/12), às 20h, no palco do Teatro Amazonas.

Em 1h30, o espetáculo inédito narra a história de Ana (Ana Aurora/Raylla Araújo), uma menina de dez anos que, em um encontro familiar de Natal, vive uma contradição em relação ao tempo. Após encontrar um relógio antigo de seu avô, a protagonista faz uma viagem no tempo, encontrando diversos personagens durante a jornada, para entender que o principal momento para se viver é o presente.  

“Esperamos que as pessoas consigam passear pelas emoções que nós, equipe, passeamos. É um espetáculo sensível, que leva da emoção ao riso, ao acalanto, para que o público sinta essa mensagem que precisamos muito viver o presente”, afirma Palladino.

E acrescenta que a expectativa é que todos estejam bem entregues, artistas, equipe técnica e público, para que, juntos, possam viver esse momento que o teatro proporciona. “A história fala sobre o tempo parar e a proposta é que o tempo pare enquanto está acontecendo o espetáculo; e seja o nosso grande encontro de respiro, porque precisamos”, adianta o diretor.

Com 12 anos de carreira e formação em Artes Cênicas, pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o diretor destaca que “Um presente para o Natal” representa um momento importante na trajetória artística dele, que conta com trabalhos de teatro e palhaçaria. Ele enfatiza que a arte circense vai ser um dos diferenciais do espetáculo este ano.  

“É um musical pensado com muito carinho e dedicação que também traz a estética do circo e a nova geração de artistas que está ganhando força na cidade”, comenta Palladino, que dirige um espetáculo de Natal pela primeira vez. “Esse ano foi de muitas realizações, que apostamos no universo do circo, tema que já pesquisamos e, agora, trazemos essa linguagem para o espetáculo de Natal”, frisa.

Jean Palladino é ator, diretor, palhaço e dramaturgo e tem no histórico espetáculos como “A Princesa e a Lua”, pela Associação Artbrasil; “Helena”, pelo Ateliê 23; “Circo de La Mamá” e “O Palhaço de La Mancha”, pela Cacompanhia de Artes Cênicas; além dos projetos Roda na Praça e Clowntidiano. Em 2021, o artista assinou a primeira edição do Festival de Circo Lona Aberta e inaugurou o Centro Cultural Barravento, espaço com cursos livres de circo.

Ficha técnica – O musical tem dois elencos, que vão se revezar no palco, com Ana Aurora e Raylla Araújo (Ana); Julia Kahane e Daniele Peinado (mãe);  Akiles Anderson e Roque Baroque (Sr. Meia Noite); Thiana Colares e Laís Reis (Sr. Meio Dia); Paulo Queiroz e Wilson do Carmo (Avô jovem); Enrique Bravo e Davy Chaves (Tempo), e Karine Magalhães (Ana do futuro).  

Os artistas circenses são José Arenas (lira e tecido), Teffy Rojas (monociclo e malabares), Iogan Ariel (perna de pau), Emmanuel Delgado (roda Cyr) e Jean Winder (handstand).

Também fazem parte de “Um Presente para o Natal” a Amazonas Filarmônica, Coral do Amazonas, Corpo de Dança do Amazonas e Balé Folclórico do Amazonas. O maestro Marcelo de Jesus vai dividir a regência com o maestro Otávio Simões.  

As músicas foram compostas especialmente para o espetáculo pelo compositor César Lima, que assina arranjos com Jr. Armstrong.

Flávia Furtado assina a direção executiva, com Pedro Guida na produção executiva, Francine Marie na assistência de direção, Giorgia Massetani na cenografia, Melissa Maia nos figurinos, Tabbatha Melo na iluminação, Monique Rodrigues na coreografia e Alicio Silva no cenotécnico.

Programação – As récitas acontecem até 23 de dezembro, com sessões às 20h, com exceção dos domingos, quando serão apresentadas em sessões às 11h e 19h.  No local, é obrigatório o uso de máscara e apresentação da carteira de vacinação com esquema vacinal completo contra a Covid-19.

As vagas para as primeiras apresentações do musical estão esgotadas. O agendamento para as sessões de 14 a 19 de dezembro estão disponíveis a partir de segunda-feira (13/12), em cultura.am.gov.br.

“O Mundo Encantado do Natal – Onde a magia é feita de alegria” é uma programação realizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), com apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), TV Encontro das Águas e Imprensa Oficial do Estado do Amazonas (IOA).

Neste ano, a programação abrange também o Centro Cultural Palácio da Justiça, onde fica a Fábrica do Papai Noel, apresentações no Teatro da Instalação, além de Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis), bairros, parques de Manaus, centros de convivência e também municípios do Estado.

Para conferir toda a agenda, acesse o Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e as redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).

EnglishPortugueseSpanish
Skip to content