Condutores culturais recebem treinamento e revivem histórias sobre o Teatro Amazonas

No salão nobre do Teatro, o treinamento ocorreu em roda de conversa e resgatou memórias da casa de ópera. 

Fotos: Letícia Cardoso/Teatro Amazonas

Na segunda-feira (07/03), o Teatro Amazonas e seus colaboradores fizeram um treinamento a condutores culturais, com o intuito de ensiná-los os elementos históricos, artísticos e sociais do grande patrimônio cultural amazonense. Com a coordenação de Judeth Costa, gerente da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SEC) e Allan Carneiro, assistente de documentação do acervo histórico do Teatro Amazonas, a roda de conversas promoveu debates e curiosidades importantes para o desenvolvimento turístico no espaço. ” Esse treinamento foi muito construtivo para que a gente desconstruísse várias concepções erradas que a gente tinha a respeito do Teatro”, disse Sarah Margareth Oliveira, condutora cultural.

Além dela, outros condutores culturais do espaço também viram outras inúmeras vantagens no treinamento oferecido pelos colaboradores e funcionários de longa data que partilharam suas histórias. Os condutores culturais têm o dever de passar ao turista a melhor experiência em visitação aos ambientes do Teatro. Rafaela Souza, que também exerce a mesma função de Sarah, deu ênfase à importância de conversar com pessoas que fazem parte dessa história.  “A partir desse treinamento que tivemos com pessoas muito importantes para o acervo cultural do Teatro Amazonas, passamos a ter um bom embasamento sobre a construção, a arte e a história daqui.”

Para Allan Carneiro, que atua na casa de espetáculos desde 2019, o acervo histórico tem uma dinâmica de observação e organização imprescindíveis para a documentação histórica que auxilia o turismo no patrimônio. “Meu primeiro contato com o acervo histórico foi bem desafiador, porque o processo de organização e condicionamento de informações. Toda essa documentação traz um conhecimento, que é coletivo do espaço cultural que é o Teatro Amazonas”, frisou.

O turismo no Teatro Amazonas acontece através de todos os colaboradores, em cada espaço e em casa fala, que promovem um enredo rico em informações e memórias a respeito da sociedade amazonense. Essas memórias, perduram até os dias de hoje, com influência nos espetáculos, shows e visitações dentro do maior patrimônio turístico de Manaus.

EnglishPortugueseSpanish
Skip to content