Close

27 de Setembro, Dia Mundial do Turismo e Dia do Turismólogo

Neste dia 27 de setembro, comemora-se duas datas especiais, o Dia Mundial do Turismo e Dia do Turismólogo no Brasil.

O Dia Mundial do Turismo foi instituído pela Organização Mundial do Turismo-OMT, na década de 1980, um marco importante para a história do turismo no mundo.

Segundo a OMT, o turismo é a atividade das pessoas que viajam e permanecem em lugares fora de seu ambiente habitual por não mais de um ano consecutivos para lazer, negócios ou outros objetivos. A importância do Dia Mundial do Turismo é promover a consciência nas sociedades para a prática da atividade turística, assim como os seus valores sociais, culturais, políticos e econômicos. Atualmente, o turismo é uma das mais importantes atividades econômicas no mundo.

Em tempos de pandemia, o turismo foi uma das primeiras atividades a parar no mundo inteiro. E consequentemente, uma das últimas atividades a retomar. Diante dessa crise histórica, o retorno só está sendo possível, mesmo que lentamente, com o avanço da vacinação em massa no mundo. E no Brasil, não foi diferente.

No Estado do Amazonas, o turismo predominante é o turismo em áreas naturais. E destaca-se o turismo de pesca, o ecoturismo e o turismo cultural.

E por falar em cultural, como não lembrar do Majestoso Teatro Amazonas? Administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o Teatro Amazonas é um dos mais importantes teatros do país. Maior símbolo cultural e histórico do Estado do Amazonas. Patrimônio Cultural e palco de grandes eventos culturais realizados no Estado, como o Festival Amazonas de Opera, Festival de Teatro da Amazônia, Festival Amazonas de Jazz, entre outros eventos públicos e privados.

Outro destaque importante da cultura amazonense é o Festival Folclórico de Parintins. Conhecido internacionalmente, o Festival é evento de maior visibilidade do Estado. Proporciona a promoção do turismo no Amazonas, além de ser a principal atividade econômica do município de Parintins, contribuindo para o desenvolvimento daquela localidade. No ano de 2013, os bois-bumbás Caprichoso e Garantido, comemoraram seu centenário e receberam um reconhecimento histórico, tornaram-se Patrimônio Cultural do Amazonas (Decreto nº 33.684, de 26/06/2013).

Por fim, e não menos importante, hoje também se comemora o dia do Turismologo. Profissional do Turismo indispensável e responsável pelo planejamento e operacionalização da atividade. No Brasil, a profissão foi reconhecida no ano de 2012, pela Lei Federal nº 12.591, abrangendo e normatizando a categoria dos profissionais da área de turismo com a atuação no mercado de trabalho.

O Turismo no Brasil necessita de profissionais para se tornar ainda mais especializado e eficiente. A valorização desse profissional, seja na gestão pública ou privada, é dar importância a atividade turística em sua empresa ou região de turismo.

Parabéns a todos os profissionais do turismo e aos colegas Turismólogos que atuam na área e continuam engajados na construção de um turismo de qualidade, tanto para os profissionais quanto para os turistas e viajantes.

Autora: Ana Paula Araújo Maciel, Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN e Turismóloga pelo Centro Universitário do Norte-UNINORTE.

EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Skip to content