Close

Dia Mundial do Turismo e Dia do Turismólogo

Neste domingo (27/09), o Teatro Amazonas celebra uma de suas principais atividades.

Em referência a uma das mais importantes atividades econômicas do mundo contemporâneo, celebra-se, no dia 27 de setembro, o Dia Mundial do Turismo, data que foi estabelecida oficialmente pela Organização Mundial do Turismo (OMT) na década de 1980.

De acordo com a própria OMT, o conceito de turismo pauta-se no processo de deslocamento de pessoas entre diferentes lugares em um período definido, por convenção, de não mais do que um ano. Além disso, para que um deslocamento seja considerado de caráter turístico, ele não pode estar vinculado a uma situação de trabalho, embora uma das principais formas de turismo atual seja a de negócios.

Os diferentes tipos de turismo (rural, ecoturismo, cultural, religioso, de aventura, de pesca etc.) são considerados a partir dos produtos oferecidos pelos territórios e também a partir dos tipos de consumidores (grupos religiosos, jovens, adolescentes, idosos, esportistas, empresários, estudantes, entre outros). Um local considerado como destino indutor para o turismo costuma oferecer uma gama variada de práticas, ou atividades específicas; tradições, espiritualidade ou templos religiosos; aspectos e características geográficas, históricas, sociais e arquitetônicas; além de serviços e infraestruturas em geral para o estabelecimento dos grupos turísticos.

No Amazonas, pratica-se muito o turismo em áreas naturais, com o turismo de pesca, Ecoturismo e o Turismo Cultural também é muito praticado, tendo em vista as heranças culturais existentes e claro, pela cultura local que ainda é desconhecida da maioria da população.

Haja vista os equipamentos administrados pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, cujo maior símbolo de patrimônio cultural e histórico é o majestoso Teatro Amazonas, que recebe cerca de 1.200 visitantes mensalmente. E em tempos de pandemia, foi o primeiro equipamento cultural a ser aberto ao público seguindo todo o protocolo de segurança sanitária exigida pelas autoridades locais e nacionais.

Não se pode falar de turismo, sem falar do profissional indispensável que é comemorado nesse dia 27 de setembro que é o Turismólogo. Responsável pelo planejamento e operacionalização da atividade turística nas cidades, busca sempre harmonizar a oferta dos produtos as necessidades e expectativas dos turistas, que são a mola propulsora para o sucesso de um destino turístico.

No Amazonas, duas faculdades ofertaram o curso de Turismo em 1994, sendo uma opção para os jovens que tinham a novidade de um curso em uma instituição particular, bem como o desconhecimento do que era o curso e o que profissional era formado. No decorrer do curso, foram sendo descobertas as possibilidades para se trabalhar com a atividade em Manaus, no Brasil e no mundo. Até o ano de 2000, Manaus possuía 6 IES que ofertavam o curso, sendo apenas uma pública a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o crescimento e fortalecimento da atividade, que teve seu ápice com a realização da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.

Com a reabertura dos segmentos do trade turístico do nosso Estado, notamos o comprometimento e o engajamento dos profissionais em respeitar e cumprir todas as normas e protocolos de segurança, objetivando conforto e serviço de excelência a todos os turistas que nos visitam, mas principalmente para a comunidade local.

Autoras:

Aline de Souza Santana – Turismóloga e Gerente de Turismo do Teatro Amazonas Cláudia Araújo de Menezes Gonçalves Martins – Turismóloga e Professora Assistente da Universidade do Estado do Amazonas

EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Skip to content