Close

Dia Nacional do Patrimônio Histórico celebra 22 anos

Hélio Dantas, historiador do Teatro Amazonas​​​​​​ ​​​​​​​

17 de agosto é marcado para celebrar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Definido em 1998, homenageia o nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, que foi o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).17 de agosto é marcado para celebrar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Definido em 1998, homenageia o nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, que foi o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A data é importante pois nos lembra da necessidade de valorização do patrimônio e do incentivo para atividades de educação e difusão de conhecimento do valor simbólico que o patrimônio histórico tem para expressar experiências culturais de uma sociedade, contribuindo para a perpetuação da memória coletiva e o fortalecimento de identidades.

O tombamento é uma forma de preservar o patrimônio histórico brasileiro. O IPHAN gerencia mais de 45 mil bens imóveis tombados, assim como sítios arqueológicos e  paleontológicos, conjuntos arquitetônicos, jardins e parques históricos, quilombos, ruínas, terreiros e patrimônios naturais.

No presente momento, Manaus possui uma variedade de edifícios históricos ainda preservados, em meio às edificações modernas. O Teatro Amazonas, inaugurado em 1896, é a expressão mais marcante da riqueza da região durante o período áureo da borracha. Como principal patrimônio cultural arquitetônico do Amazonas, foi tombado pelo IPHAN como patrimônio histórico em 1966.

Não somente pelo seu inestimável valor arquitetônico, mas principalmente pela sua importância histórica, o Teatro Amazonas é um edifício repleto de significações, seja como instituição que oferece arte e entretenimento à cidade e seus moradores, seja enquanto lugar da memória social e símbolo de identidade cultural reconhecido internacionalmente.​​​​​​​

Acrescente-se a isso o fato de ser um Teatro-Museu, ou seja, além de abrigar programação cultural periódica, em todos os seus pavimentos há objetos em exposição referentes à sua história.​​​​​​​​​​​​​​

EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Skip to content