Close

Dia Nacional do Teatro: A influência do Teatro Amazonas para essa arte no Estado

O dia 19 de setembro é marcado por comemorações pelo Dia Nacional do Teatro, uma das mais importantes manifestações artísticas da humanidade. Para celebrar a data, conversamos com Robson Ney, ator e coordenador do núcleo de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, sobre a importância do fortalecimento do segmento e a influência do Teatro Amazonas para as artes cênicas no Estado.

O coordenador, que tem mais de duas décadas de atuação, destacou a arte educação como diferencial para o fortalecimento do Teatro.

“Eu tenho mais de 20 anos de estrada, viajei bastante trabalhando, apresentando muitos espetáculos e isso é bastante gratificante. A nossa luta hoje, relacionada ao Teatro, é para que a gente realmente possa conquistar e ter mais espaço, mais questões educacionais voltadas para o segmento”, comentou Robson. “A base a gente sabe que está na educação e, para que o teatro se fortaleça cada vez mais, assim como a arte de forma geral, a gente precisa começar lá, com esse ensino de arte na educação”.

Espetáculo “Corpo/Sentimento: Bombardeio de 1910”, do Grupo Experimental de Teatro do Claudio Santoro, coordenado por Robson Ney

Robson também falou sobre a influência que o Teatro Amazonas tem para o segmento teatral e como isso é gratificante para os artistas. “Eu lembro da primeira vez que coloquei os pés no teatro. Nossa, foi incrível! Hoje eu vejo os alunos entrarem aqui com o mesmo olhar que tive quando estive aqui pela primeira vez, a gente tem aquele espanto”, contou. “O Teatro Amazonas com a sua programação, com seus eventos, contribui muito para formação cultural, formação de plateia e o bom disso é que é uma constante, não é algo que acontece uma vez ao mês, a gente sabe que toda semana tem programação, e não só de teatro. Isso é gratificante porque a gente está sempre incentivando”.

Vitrine – Sigrid Cetraro, diretora do Teatro Amazonas, frisou a relevância que se apresentar no Teatro Amazonas, traz para os artistas locais. “O nosso teatro é muito eclético. Ele, hoje, abriga e recebe muita gente em vários segmentos e a gente deseja que as pessoas venham um dia a solicitar uma pauta e venham ao Teatro se apresentar com um grande público. […] E eu desejo que os artistas, até aqueles que estejam começando sua carreira, um dia se apresentem aqui, sim. Porque a gente sabe que o Teatro Amazonas é uma vitrine. No currículo, a apresentação no Teatro Amazonas tem um grande peso. A visibilidade de estar no Teatro Amazonas, isso abre várias portas”.

EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Skip to content