Close

Dia Nacional do Teatro

Hoje (19/09) o Teatro Amazonas celebra umas das principais manifestações artísticas da humanidade.

Uma das manifestações mais antigas em nossa sociedade, o teatro acompanha a humanidade praticamente desde os seus primórdios. Antes mesmo de ter essa nomenclatura, o homem pré-histórico já se utilizava de elementos teatrais para a comunicação e como forma ritualística.

Com o passar do tempo, o teatro passa a fazer parte do cotidiano das pessoas. Em todas as civilizações temos conhecimento de manifestações teatrais, o que nos coloca uma visão multiculturalista. Pode-se dizer que, no Egito e na Grécia, o teatro, como conhecemos, foi se moldando.

No Brasil, as primeiras manifestações teatrais surgem com o teatro religioso, com o intuito de evangelização no século XVII. Sua evolução deu-se com a chegada da família real em 1808, passando a receber espetáculos no modelo francês.

No Amazonas, com o ciclo da borracha, houve uma necessidade de se criar uma casa para receber as grandes companhias. Assim, em 31 de dezembro de 1896 inaugura-se o Teatro Amazonas, uma casa de ópera bem no meio da floresta, templo máximo da nossa cultura.

As grandes companhias líricas vinham da Europa e, para a grande inauguração do Teatro Amazonas, foi contratada a Companhia Lírica Italiana, agenciada pelo empresário e Maestro Joaquim Franco. No 31 de dezembro de 1896, a Companhia apenas fez um recital de inauguração. No dia 7 de janeiro de 1897 deu início à temporada de óperas no Teatro com a obra de Amilcare Ponchielli, La Gioconda.

Autores:

Hélio Dantas – Historiador do Teatro Amazonas

Tiago Oliveira – Coordenador do Núcleo de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios     Cláudio Santoro

Crédito: Ana Jatahy/MTur

EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Skip to content