Close

O Folclore e a Expressão do Conhecimento Popular

22 de agosto é o dia do Folclore no Brasil.

A Cultura Popular e o Folclore permeiam nosso ano com inúmeras manifestações por todo Brasil, mas é no dia 22 de agosto que se comemora a data em nosso país. O dia do folclore brasileiro foi definido oficialmente por meio do Decreto nº 56.747, de 17 de agosto de 1965, aprovado pelo Congresso Nacional. A partir de então, o dia 22 de agosto passou a ser celebrado como o Dia do Folclore.

Mas o termo “Folclore” surgiu tempos antes com o pesquisador britânico  William John Thoms (1803-1885), que uniu as palavras inglesas folk (que significa “povo”) e lore (que quer dizer “conhecimento”). Desde então este termo se refere ao conhecimento do povo, ou seja, expressa o saber popular que está em diversas áreas: artesanato, medicina popular, comportamento, valores, dança, música e teatro.

A Semana de Arte Moderna, em 1922, foi outro importante momento quando muitos artistas se inspiraram no folclore brasileiro para compor suas obras de arte e estes trabalhos tomaram notoriedade no universo das teorias e críticas das artes.

E nessa trajetória do tempo e da sociedade, a cultura popular tem acessado espaços da cultura erudita, portanto, sendo consideradas complementares, afinal uma se inspira na outra. O Teatro Amazonas, sendo um templo da cultura e das diversas linguagens artísticas, tem abraçado inúmeras expressões populares que vão desde intervenções artísticas até espetáculos que traduzem na arte o verdadeiro significado do folclore.

Desta forma, pode-se notar que o folclore está evoluindo junto com a sociedade, trazendo um brilho diferente pelos lugares por onde passa e encontra espaço para se expressar e mostrar que o conhecimento do povo é de singular importância para se manter viva nossa identidade.

E que o majestoso Teatro Amazonas continue sendo esse espaço democrático das diversas artes.

Autor: Frank Brandão Júnior, mestrando em Letras e Artes pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), pesquisador da cultura popular, folclore e danças folclóricas.
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Skip to content